quinta-feira, 4 de dezembro de 2014




Nave Soyuz chega à ISS com 1ª astronauta italiana.


03/12/2014
Getty Images
Astronauta italianaSamantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, é a primeira mulher italiana a viajar ao espaço e ficará na ISS até maio de 2015
A nave Soyuz com a primeira astronauta italiana da história, Samantha Cristoforetti, se acoplou com sucesso nesta segunda-feira à Estação Espacial Internacional (ISS), informou a Nasa.
A italiana, que viajou acompanhada de um russo, Anton Shkaplerov, e de um americano, Terry Virts, em uma nave Soyuz TMA 15-M, que decolou em Baikonur às 21H01 GMT (19H01 de Brasília) de domingo, chegou à ISS às 2H49 GMT (0H49 de Brasília) de segunda-feira.
 "Uma nova nave chegou. Está confirmado que a Soyuz está corretamente acoplada à estação", anunciou a Nasa.









Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, é a primeira mulher italiana a viajar ao espaço.
A astronauta de 37 anos, que também é oficial da Aeronáutica italiana, permanecerá a bordo da ISS até maio de 2015.
Na estação já se encontam  três astronautas, o americano Barry Wilmore e os russos Alexander Samokutiayev e Elena Serova, que devem retornar em maio à Terra.
A viagem representa uma mudança gastronômica na ISS, já que os novos astronautas transportaram quase meio quilo de caviar, informou Alexander Agureyev, um dos diretores da Estação.
A Soyuz transportou 15 latas 30 gramas de caviar, além de laranjas, limões, tomates, rações de leite liofilizado e chá sem açúcar.  De acordo com Agureyev, este foi um pedido dos astronautas para o Ano Novo.
Samantha Cristoform levou para a estação uma "ISS -presso", uma máquina de café que pesa 20 quilos.
Ao todo, 16 países participam da ISS. Rússia e Estados Unidos financiam a maior parte do projeto.
A construção desse laboratório orbital posto em órbita em 1998 custou US$ 100 bilhões. Em janeiro teve sua vida prolongada pela Nasa até 2024.
A Nasa depende da Rússia para enviar astronautas à ISS, o que custa 70 milhões de dólares por passageiro nas naves Soyuz.


CONSIDERAÇÕES DESTE BLOG:

 Em nossa postagem de 02 de novembro deste ano destacamos o grande feito russo ao enviar à ISS a astronauta Yelena Serova -- uma ex-modelo nascida em 22 de abril de 1976, doutorada em engenharia mecânica e pós graduada em economia.
Ela foi lançada à ISS com os astronautas Somokiave (russo) e Wilmore (americano).  Lá se encontram, portanto, desde novembro de 2014.  
Retornarão em maio de 2015.
A excepcional experiência da NASA e da ESA em enviar e manter astronautas femininas com astronautas masculinos  à ISS se prende à futura análise de nossos organismos quando 
da futura exploração marciana na próxima década.




2 comentários:

  1. Belíssima iniciativa da ESA e da NASA em enviarem mulheres técnicas e de formação científicas para a ISS.
    Permanecendo ao longo de 6 meses, a linda russa e sua colega italiana, sem dúvida alguma, irão nos presentear com um relacionamento primoroso com seus colegas, infinitamente distante dos estúpidos relacionamentos apregoados na Bíblia encardida de estupidez "matrimonial".
    Alguma dúvida? Vide, se tiverem estômagos: NOÉ, ABRAÃO, SALOMÃO, e etc e tal.

    Maria do Rosário e Andréa Carla
    Recife - PE

    ResponderExcluir
  2. Parabéns às 2 astronautas que efetuam nesse momento pesquisas vitais para um próximo voo tripulado quiçá à Marte, quiça a Vênus.
    Samantha Cristoforetti e Yelena Serova merecem nosso respeito, amor e admiração.
    Josafá Macedo - Manaus - AM

    ResponderExcluir