segunda-feira, 13 de janeiro de 2014


Foguete não tripulado é lançado para levar carga à Estação Espacial.

Reuters/UPI.
09 de janeiro de 2014 | 19h 52


Após "aposentadoria" dos Ônibus Espaciais em 2011, NASA desenvolve nova modalidade de viagem espacial.


Detalhe do foguete Antares, antes do lançamento.  (Imagem NASA)


     O foguete não tripulado Antares,  da Orbital Sciences Corp, foi lançado nesta quinta-feira  (09/01/2014)  para levar a primeira de oito cápsulas de carga para a Estação Espacial Internacional.  É a primeira experiência espacial após a "aposentadoria"  do projeto ÔNIBUS ESPACIAS, após 2011.
 Foto do Ônibus Espacial, quando do reparo do Telescópio Hubble. (NASA)



Foguete Antares quando do seu lançamento. (NASA)
    O foguete, de 133 metros de altura, foi desenvolvido em parte com motores desenhados originalmente para o programa russo. O lançamento ocorreu quatro dias depois do previsto por causa de uma falha técnica na ocorrida na última quarta-feira e do mau tempo na região. 
Plataforma de lançamento na Ilha Wallops, Virgínia. O mau tempo na região adiou por 3 dias o lançamento do Foguete Antares.
     A prova executada hoje, quinta-feira (09/01/2014)   desde a Ilha Wallops, na Virgínia, de maneira bem-sucedida, informou a agência espacial americana (Nasa). O lançamento, que foi efetuado às 18h (de Brasília) da instalação da Nasa nessa ilha, cerca de 200 quilômetros a sudeste de Washington, representa um grande passo na emergente indústria dos voos espaciais comerciais.    é parte do programa para o desenvolvimento de missões não tripuladas à Estação Espacial Internacional (ISS), que orbita a cerca de 385 quilômetros da Terra.

     O foguete partiu da plataforma de lançamento de Wallops Island, no Estado norte-americano da Virgínia, às 13h07 (16h07 no horário de Brasília), colocando a cápsula de carga Cygnus a caminho do encontro no domingo com a Estação.
Foguete Antares após lançamento, com a cápsula Cygnus.

"Nós estamos em boa forma", disse a repórteres o vice-presidente executivo da Orbital Sciences, Frank Culbertson, depois do lançamento.

     A partida, transmitida ao vivo pela televisão da Nasa, havia sido adiada duas vezes nesta semana, primeiro por causa do clima frio e depois em razão da elevada radiação espacial causada por uma robusta explosão solar na terça-feira. As duas condições poderiam ter afetado sistemas essenciais do foguete.

      A Orbital Sciences é uma das duas empresas contratadas pela Nasa para levar carga à Estação Espacial Internacional, um projeto de 100 bilhões de dólares envolvendo 15 nações, depois da aposentadoria dos ônibus espaciais em 2011.

     A   Cygnus  leva 1.461 quilos de equipamentos e suprimentos para a estação, incluindo experimentos científicos, computadores e peças de reposição. 




Reuters/UPI/ NASA/ESA
12 de janeiro de 2014 | 18 horas (Brasília)

Domingo, 12 de janeiro de 2014.

Foguete não tribulado acopla com sucesso à Estação Orbital.

NASA anuncia nova fase para a conquista do espaço. Lançado na quinta-feira (09/01/2014) o Antares com a cápsula Cygnus  acoplou neste domingo (12/01).


       O foguete não tripulado Antares, da Orbital Sciences Corp, lançado na última quinta-feira ( 9/01/2014) com a cápsula Cygnus acoplou com sucesso à Estação Espacial.    A carga de 1.461 quilos de equipamentos e suprimentos para a Estação chegou incólume.

Estação Espacial  Orbital (ISS)  / /   NASA
     Trata-se de uma experimentação revolucionária.   O objetivo não reside tão somente na economia de gastos, mas PRIMORDIALMENTE permitir, em breve, que tal mecanismo consiga efetuar a viagem a Marte com uma tripulação,  sem que a mesma "preocupe-se" em envestir seu tempo de viagem nos controles de bordo.   Em lugar disso, a tripulação à Marte "hibernaria" ao longo dos 9 meses da viagem e somente assumiria o controle da futura nave quanto à aproximação do planeta e ao seu respectivo pouso.  Poupar-se-ia com isso o desgaste físico e psicológico da tripulação.


A tripulação terá como objetivo ampliar a exploração efetuada previamente pela sonda CURIOSITY, ainda em atividade no solo marciano.




Sonda Curiosity, após imagem do orbitador Odissey. (NASA)



Imagem captada por Curiosity.  Riacho em Marte / NASA



Imagem panorâmica captada por Curiosity, observa-se vales dom rios em Marte / NASA


Detalhe de uma montanha com geleira em Marte, captada por Curiosity / NASA

3 comentários:

  1. It is a wonderful idea.
    JUST CREATE A MIX OF BLOG AND WEBSITE.
    INFORMATIONS PUBLISHED UP DATE!!!
    CONGRATULATIONS.!

    Michael Warneiteins - Berlin, GER

    ResponderExcluir
  2. Caras, vocês são d+. Continuem a nos brindar com essas informações hiper atualizadas. Parabéns, e grata.

    Maria das Graças, Sampa, SP

    ResponderExcluir
  3. Acredito que com uma imensa saudade devamos agradecer ao projeto ÔNIBUS ESPACIAL. Esse Projeto foi responsável -- não esqueçamos jamais -- de um gigantesco salto nas informações e compreensão,
    ainda que tênue, da importância da conquista do Espaço.

    José Antonio Mathias - São Luís, MA

    ResponderExcluir