segunda-feira, 19 de maio de 2014

Imagens do Hubble mostram que mancha vermelha de Júpiter está encolhendo.

15 de maio de 2014 | 16h 34

Reuters (IRENE KLOTZ)  / UPI/ O Estado/Abril/Folha

A marca registrada de Júpiter –- uma mancha vermelha maior que 4 vezes o tamanho da Terra -– está encolhendo,  mostraram imagens do Telescópio Espacial Hubble divulgadas nesta quinta-feira (15/5) .




A chamada “Grande Mancha Vermelha” é uma violenta tempestade(gerando um imenso Canion) , que no final dos anos 1880 teve seu tamanho estimado em cerca de 40 mil quilômetros de diâmetro, grande o suficiente para acomodar 4 (quatro) Terras lado a lado. Ela é causada por ventos com velocidade 800 km por hora, gerando um imenso cânion.

A tempestade, a maior do Sistema Solar, tem a aparência de uma profunda esfera vermelha cercada por camadas de amarelo pálido, laranja e branco. Os ventos em seu interior foram calculados em centenas de quilômetros por hora, disseram astrônomos da Nasa, a agência espacial norte-americana.
As novas imagens tiradas pelo Hubble em órbita da Terra mostram que a mancha vermelha de Júpiter está menor do que nunca, medindo pouco menos de 16.100 quilômetros de diâmetro (abrangeria "apenas" 2 planetas Terra), além de parecer mais circular na forma.
Redução da \\Grande Mancha Vermelha.  Detalhe 1 (imagem captada pela Voyager 1.)  Detalhe 2 (Imagem captada pela sonda Cassini)  Imagem 3 (captada pelo Hubble\)

Os cientistas não sabem ao certo por que a Grande Mancha Vermelha está encolhendo cerca de mil quilômetros por ano.
“É visível que redemoinhos minúsculos estão se juntando à tempestade... estes podem ser responsáveis pela mudança acelerada ao alterar a dinâmica interna (da tempestade)”, disse Amy Simon, astrônoma do Centro de Voo Espacial Goddard, da Nasa, em Greenbelt, Maryland, em um comunicado.
Imagem de Júpiter (Hubble/NASA)

Simon e seus colegas planejam levar adiante estudos para desvendar o que está acontecendo na atmosfera de Júpiter que suga sua energia e causa o encolhimento. 

CONSIDERAÇÕES  DESTE  BLOG
Júpiter é o maior planeta do nosso Sistema Solar com um diâmetro de 142.700 km e encontra-se a uma distância 770 milhões de km do Sol.


O planeta Júpiter com seus anéis (NASA)


SATÉLITES

Júpiter possui 67 satélites naturais confirmados (embora, em teoria, os componentes individuais que compõem seus anéis também sejam satélites do planeta, complicando a definição). Destes 67,  51 possuem menos de 10 km de diâmetro e foram descobertos a partir de 1975. Os quatro maiores satélites, conhecidos como satélites galileanos, são:  Io, Europa,  Ganimedes e Calisto
Representação gráfica dos 4 satélites mais próximos da superfície de Júpiter. (NASA)

O IMPACTO DO COMETA Shoemaker-Levy 9

Concepção artística do Shoemaker-Levy 9

 Entre 16 e 22 de julho de 1994, mais de 20 fragmentos do cometa Shoemaker-Levy 9  atingiram o hemisfério sul de Júpiter, sendo o primeiro impacto entre dois corpos significativos do Sistema Solar observado diretamente.


Fragmentação do cometa Shoemaker-Levy 9  antes das colisões com Júpiter (telescópios em Havaí/NASA)

Descoberto em 25 de março de 1993 pelos astrônomos Eugene e Carolyn Shoemaker e David Levy,  durante observações fotográficas de Júpiter, o cometa imediatamente despertou interesse da comunidade científica devido à sua órbita, próxima a Júpiter e por sua fragmentação, interesse que aumentou ainda mais quando a possibilidade de impacto com o planeta foi confirmada.

Acredita-se que o cometa tenha sido capturado por Júpiter entre as décadas de 1960 e 1970. Durante este evento, o cometa teria passado dentro da esfera de Hill de Júpiter, com as forças de maré subsequentemente fragmentando-o.
O impacto do cometa alterou significativamente a atmosfera do planeta e gerou manchas mais proeminentes do que a Grande Mancha Vermelha que persistiram por vários meses. Também permitiu aos cientistas analisar a estrutura e composição do planeta através de estudos de espectroscopia, das ondas sísmicas e das emissões electromagnéticas geradas por ele.

Sequência quadro a quadro da colisão do cometa Shoemaker-Levy 9 (NASA)



Tal impacto ao derreter a camada de gelo na crosta do planeta provocou jatos de água de até 300 km.

Imageem utra-violeta da colisão do Shoemaker-Levy 9 (NASA)
    
...............................................................................   
Em nossa modesta análise, cremos que a redução da Grande Mancha Vermelha esteja intimamente ligada ao impacto do Shoemaker-Levy 9.

16 comentários:

  1. I'm delighted. Without a doubt this is the most amazing blog ever created and developed.
    Congratulations on posting Red Spot on Jupiter and its consequences in the shock of famous comet Shoemaker-Levy 9.
    What else to say? CONTINUE.

    Mark Selwiden - Brishane - Australia

    ResponderExcluir
  2. Bara vackra och uppdateras.
    Gratulerar.
    Erick Bauern - Molmo - Sverige
    Just beautiful and refreshed.
    Congratulations.
    Erick Bauern - Molmo - Sweden

    ResponderExcluir
  3. Não é fantástico?... Esse "OLHO" gerado or ventos de uns 800 km/hora parece nos dizer:
    "Tô de olho em Vcs., caras... Cuidado com o que vcs fizerem nesta merdinha de Terra. Te qualquer forma, tô esperando por Vcs. aqui em Júpiter. Venham. Mas não tragam com Vcs. a bosta de suas ignorâncias incluindo o fanatismo. AQUI VCS, DESPOJADOS DAS VICISSITUDES TERRESTRES SERÃO BEM VINDOS."

    Nesse contexto, porque esperar? VAMOS?... Fui!....

    Magda Soares, Rio Branco / Acre -- (quase me afogando...)

    ResponderExcluir
  4. Esta maravilhosa Mancha Vermelha em Júpiter assemelha-se -- resguardando as dimensões -- à Esfinge Egípcia quando mitologiamente nos diz "decifra-me ou te devoro".
    Mais sábia e atual esse "Olho" capaz de conter 4 planeta Terra parece nos dizer: "Preservem seu Habitat, pois senão o fim de Vocês será inconcebível".
    VAMOS ATENDER À ESSE CONSELHO, sem mais delongas.
    Mario Antonio Antunes - Porto / Portugal

    ResponderExcluir
  5. One word: WONDERFUL.
    Carry on. I'm with you.

    Richard Bollard / Birmingham - Alabama - USA

    ResponderExcluir
  6. FANTASTIC! This our Blog shows us, impartially, what is the greatness of our Universe.
    Jupiter is the planet of my admiration
    I'm thrilled.
    Thank you
    Elizabeth Selvin - New York, U.S.

    ResponderExcluir
  7. Cansado desta merdinha de planeta, tou indo para uma melhor. Nosso amigo Júpiter irá me acolher, sem dúvida alguma.
    VAMOS? Vamos permanecer juntinhos naquela linda Mancha Vermelha. Acolhidos das misérias, boçalidades, etc e tal.... VAMOS?
    Tou a caminho...
    Marcelo José / Barra Funda / Sampa / SP

    ResponderExcluir
  8. Wonderful post about the giant Jupiter and its
    Great Red Spot;
    I've never seen and read something so spectacular.
    Please continue.
    Antony Sulesmein - San Francisco - CA / USA

    ResponderExcluir
  9. I agree with my fellow Antony Sulesmein - San Francisco - CA / USA.
    This is the most amazing blog I have seen.
    Let's move on
    Marilyn Newfast - New York / USA

    ResponderExcluir
  10. Crente que sou na palavra de Deus, a Biblia, não posso aceitar uma publicação como essa que procura difundir ideias satanicas.
    Deus criou somente a Terra e colocou nela Adão e Eva. Antes disse: "Que exista um firmamento para separar as águaa das águas. Deus fez o firmamento para separar as águas que estão acima do firmamento das águas que estão abaixo do firmamento. E assim se fez. E Deus chamamou ao firmamento "céu". Houve uma tarde e uma manhã: foi o segundo dia.

    --Isso está na Palavra de Deus, a Bíblia = Gen.1-6/8.

    Deus disse: "Que as águas que estão debaixo do céu se juntem num só lugar, e apareça o chão seco." E assim se fez. E Deus chamou ao chão seco "terra" e ao conjunto das águas "mar". E Deus viu que era bom.
    (Palavra de Deus, a Biblia = Gen. 1-9/10

    É ISSO. ESSA É A PALAVRA DE DEUS. FALAR EM OUTROS PLANETAS QUE NÃO SEJA A TERRA QUE DEUS CRIOU. FALAR SOBRE ACONTECIMENTOS FORA DA TERRA É PURA INVENÇÃO. OBRA DE SATÃ.
    Esse blog tem o demônio guiando ele.

    PASTOR Marcelo Miranda de Oliveira - São Paulo /SP

    ResponderExcluir
  11. Eu não acredito... Ele retornou. E o mais terrível é ter que respondê-lo (apesar de nosso nojo!) Mas merece
    uma postura, caso contrário ele crê que suas colocações baseadas em um livro fedendo MOFO está nos remetendo a nós (e a esse maravilhoso Blog às profundezas do inferno.
    Ei, pastor: pára com suas besteiras fanáticas. Tome um copo de água com açúcar, e relaxe!. Leia mais. Não muito, OK? senão vai lhes queimar os neurônios (sabe o que é isso?). Se você tem filhos, leia por favor os livros fundamentais deles... Aprenda, e não nos encha o saco!! Tá, boçal?...

    Marileide dos Anjos - Ilheus - BA

    ResponderExcluir
  12. Cacete, o cara voltou. Será o possível? Vai-te satanás! Ah! Ah! Ah....
    Mirian Maria - Mooca/São Paulo-SP

    ResponderExcluir
  13. Ei, "pastor" Marcelo Miranda de Oliveira, fica na tua. Carregue consigo tuas "palavras" bíblicas enferrujadas e nos deixe em paz.

    Marcela Miranda - Manaus - AM

    ResponderExcluir
  14. The most beautiful thing I have seen in recent times.

    Danke!... (Thanks!....)

    Rudy Kugler, Stuttgart / Germany

    ResponderExcluir
  15. Este nosso Blog é simplesmente FANTÁSTICO!
    A postagem sobre as denominadas "Grande Mancha Vermelha" é a mais completa que eu tenha conhecido.
    E as CONSIDERAÇÕES no final da postagem nos elucida sobremaneira o grande acontecimento sobre o impacto do cometa Shoemaker-Levy 9.
    O que mais dizer? Estou estupefata .

    Paula Maria, RIO

    ResponderExcluir
  16. Será que esse boçal "pastor" Marcelo Miranda de Oliveira não consegue parar de nos encher o saco? (desculpem-me gente pela palavra chula). Ele é mais chato que gilette e está mais perdido do que cego em tiroteio. É o que dizemos em minha terra para tipinhos como ele. XÔ SATANÁS! Nos deixe em paz em nossos estudos.

    Rita Maria Guimarães - Salinas - MG

    ResponderExcluir